Arquivos mensais: maio 2018

Dicas para uma gestão de estoque eficiente.

O estoque é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. No entanto, geri-lo de maneira adequada não é nada fácil. Empresas comentem diversos erros que acabam prejudicando os negócios, fazendo com que ocorram prejuízos desnecessários no final do mês.

PorémPortfolio02, com algumas atitudes simples, dá para mudar completamente esse cenário e tornar esse setor muito mais eficiente.

Faça o inventário

Para uma gestão mais assertiva do estoque, se faz necessário uma precisão diária neste controle. Usando aos profissionais capacitados para arcar coma responsabilidade de organizar, planejar e conferir. Pode-se fazer uma auditoria diária, em pequenos lotes de mercadorias, assim diminuindo o trabalho e a possibilidade de “furos” no final do mês.

Previsão de demanda

A administração das demandas é primordial para uma gestão de estoque bem-feita. Apesar disso, esse é um dos itens mais negligenciados por muitas empresas, que acabam tendo prejuízos desnecessários e perdem vendas e boas oportunidades de parceria. Fazer uma análise periódica das demandas é interessante porque é isso que vai permitir o recálculo dos parâmetros de planejamento.

Estoque Parado

Ficar atento a este item, conforme os dois itens acima inventário e demanda, não deixando acumular prejuízos em suas pratilheiras, com controle diários tenha sempre a possibilidade de fazer uma promoção, criar combo, ou mesmo recriar, reciclar os produtos obsoletos. Fazendo assim, não deixa dinheiro parado, libera espaço e reforça o caixa de sua empresa.

Modelo de reposição

Escolher um bom modelo de reposição é de suma importância, mas para isso sempre é bom ter as 3 opções acima em dia, inventário, demanda e estoque parado, estas três tarefas lhe darão conhecimento do seu mercado e isso lhe possibilitara uma melhor gestão de reposição, melhorando assim o atendimento ao cliente e uma forte parceria com seu fornecedor. Assim você terá uma redução de custo, melhora no  fluxo de caixa e atendera seu cliente de forma efetiva.

Software de gestão

Contar com a tecnologia pode ser uma grande pedida para uma boa gestão de estoque. Tendo um bom software de gestão com ele é possível acompanhar alterações em tempo real, determinar estoque minimo e máximo para cara item ou grupo de itens.

Essas são as principais dicas para uma excelente gestão de estoque, um setor vital para o funcionamento de qualquer empreendimento. Com essas atitudes, você terá muito mais controle e poderá conseguir excelentes resultados no final do mês! E então, como você tem cuidado da gestão de estoque em sua empresa?

Deixe um comentário!

erakisERP

 

 

Qual a importância para o seu negócio do Fluxo de Caixa

A importância de um bom planejamento financeiro começa com um bom Fluxo de Caixa e seu entendimento
A importância de um bom planejamento financeiro começa com um bom Fluxo de Caixa e seu entendimento.

Em Finanças, o fluxo de caixa, refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. O fluxo de caixa refere-se ao movimento de dinheiro no período passado, enquanto o orçamento é o seu equivalente para períodos futuros. Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões. O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa.

O fluxo de caixa mal feito traz vários problemas para uma empresa, e um dos entraves é o vencimento das obrigações a pagar em um momento em que o caixa da empresa está desfalcado. Quando isso ocorre, a empresa se vê, na maioria das vezes, obrigada a contrair empréstimos para não ficar em débito com os fornecedores e prejudicar transações futuras.

A Solução ErakisERP, tem uma gestão completa financeira para melhor gerenciamento de sua Empresa.

Entre em contato conosco que termos maior prazer em atender você e sua Empresa.

Benefícios de um bom Fluxo de Caixa:

    • Controle Financeiro;

    • Auxílio na tomada de decisões e ganho de eficiência;

    • Planejamento Financeiro;

erakisERP

Rastreabilidade de produtos na NF-e 4.0 e possibilidades futuras

Ratreabilidade Nfe 4.0Desde a versão 1.00 da Nota Técnica 2016.002, foi adicionado no layout da Nota Fiscal eletrônica o grupo de tags referentes à rastreabilidade dos produtos, sendo este um dos destaques da NF-e 4.0.

Grupo I80

O “ Grupo I80. Rastreabilidade de produto ” permite rastrear qualquer produto sujeito a regulações sanitárias, casos de recolhimento (recall), além de defensivos agrícolas, produtos veterinários, odontológicos, medicamentos, bebidas, águas envasadas, embalagens, etc., a partir da indicação de informações de número de lote, quantidade do produto no lote, data de fabricação/produção e data de validade.

Obrigatoriedade

Inicialmente, o preenchimento deste grupo só é obrigatório no caso de medicamentos e produtos farmacêuticos , o que já traz pouco impacto para contribuintes e desenvolvedores de softwares deste segmento, já que praticamente todos já controlam essas informações no ERP.

Mas existe um fator muito importante a ser considerado por vários outros segmentos.

Possibilidades futuras

Sabemos que a Nota Técnica não é a fonte da legislação: trata-se da adaptação da parte técnica dos servidores de autorização das Sefaz e das regras para que os ERPs se comuniquem corretamente com eles. Assim sendo, a própria Nota Técnica está sujeita à legislação expressa em Convênios, Decretos, entre outros documentos.

O Grupo I80 atende uma obrigatoriedade já existente de rastreabilidade de medicamentos exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA . No entanto, a criação deste grupo pode atender às demandas legais de outros órgãos, que por sua vez, podem exigir que outros tipos de produtos passem a ser rastreados utilizando estes campos .

O impacto operacional será grande, e por isso, o nossa equipe estão atentos pois todos os ramos de atividade que trabalham com produtos perecíveis estão sujeitos à novas obrigatoriedades de rastreamento dos produtos, e nossa solução para Nfe 4.0 está totalmente preparada para atender esta demanda.

Solução para NF-e 4.0

A Nota Técnica 2016.002 versão 1.20 foi divulgada em maio/2017, e desde então, a equipe de desenvolvimento da Erakis vem trabalhando,  e desde então o ErakisERP está totalmente preparado para exigências legais, para melhor atender nossos clientes