Dicas para uma gestão de estoque eficiente.

O estoque é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. No entanto, geri-lo de maneira adequada não é nada fácil. Empresas comentem diversos erros que acabam prejudicando os negócios, fazendo com que ocorram prejuízos desnecessários no final do mês.

PorémPortfolio02, com algumas atitudes simples, dá para mudar completamente esse cenário e tornar esse setor muito mais eficiente.

Faça o inventário

Para uma gestão mais assertiva do estoque, se faz necessário uma precisão diária neste controle. Usando aos profissionais capacitados para arcar coma responsabilidade de organizar, planejar e conferir. Pode-se fazer uma auditoria diária, em pequenos lotes de mercadorias, assim diminuindo o trabalho e a possibilidade de “furos” no final do mês.

Previsão de demanda

A administração das demandas é primordial para uma gestão de estoque bem-feita. Apesar disso, esse é um dos itens mais negligenciados por muitas empresas, que acabam tendo prejuízos desnecessários e perdem vendas e boas oportunidades de parceria. Fazer uma análise periódica das demandas é interessante porque é isso que vai permitir o recálculo dos parâmetros de planejamento.

Estoque Parado

Ficar atento a este item, conforme os dois itens acima inventário e demanda, não deixando acumular prejuízos em suas pratilheiras, com controle diários tenha sempre a possibilidade de fazer uma promoção, criar combo, ou mesmo recriar, reciclar os produtos obsoletos. Fazendo assim, não deixa dinheiro parado, libera espaço e reforça o caixa de sua empresa.

Modelo de reposição

Escolher um bom modelo de reposição é de suma importância, mas para isso sempre é bom ter as 3 opções acima em dia, inventário, demanda e estoque parado, estas três tarefas lhe darão conhecimento do seu mercado e isso lhe possibilitara uma melhor gestão de reposição, melhorando assim o atendimento ao cliente e uma forte parceria com seu fornecedor. Assim você terá uma redução de custo, melhora no  fluxo de caixa e atendera seu cliente de forma efetiva.

Software de gestão

Contar com a tecnologia pode ser uma grande pedida para uma boa gestão de estoque. Tendo um bom software de gestão com ele é possível acompanhar alterações em tempo real, determinar estoque minimo e máximo para cara item ou grupo de itens.

Essas são as principais dicas para uma excelente gestão de estoque, um setor vital para o funcionamento de qualquer empreendimento. Com essas atitudes, você terá muito mais controle e poderá conseguir excelentes resultados no final do mês! E então, como você tem cuidado da gestão de estoque em sua empresa?

Deixe um comentário!

erakisERP

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


seis × 7 =