Rastreabilidade de produtos na NF-e 4.0 e possibilidades futuras

Ratreabilidade Nfe 4.0Desde a versão 1.00 da Nota Técnica 2016.002, foi adicionado no layout da Nota Fiscal eletrônica o grupo de tags referentes à rastreabilidade dos produtos, sendo este um dos destaques da NF-e 4.0.

Grupo I80

O “ Grupo I80. Rastreabilidade de produto ” permite rastrear qualquer produto sujeito a regulações sanitárias, casos de recolhimento (recall), além de defensivos agrícolas, produtos veterinários, odontológicos, medicamentos, bebidas, águas envasadas, embalagens, etc., a partir da indicação de informações de número de lote, quantidade do produto no lote, data de fabricação/produção e data de validade.

Obrigatoriedade

Inicialmente, o preenchimento deste grupo só é obrigatório no caso de medicamentos e produtos farmacêuticos , o que já traz pouco impacto para contribuintes e desenvolvedores de softwares deste segmento, já que praticamente todos já controlam essas informações no ERP.

Mas existe um fator muito importante a ser considerado por vários outros segmentos.

Possibilidades futuras

Sabemos que a Nota Técnica não é a fonte da legislação: trata-se da adaptação da parte técnica dos servidores de autorização das Sefaz e das regras para que os ERPs se comuniquem corretamente com eles. Assim sendo, a própria Nota Técnica está sujeita à legislação expressa em Convênios, Decretos, entre outros documentos.

O Grupo I80 atende uma obrigatoriedade já existente de rastreabilidade de medicamentos exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA . No entanto, a criação deste grupo pode atender às demandas legais de outros órgãos, que por sua vez, podem exigir que outros tipos de produtos passem a ser rastreados utilizando estes campos .

O impacto operacional será grande, e por isso, o nossa equipe estão atentos pois todos os ramos de atividade que trabalham com produtos perecíveis estão sujeitos à novas obrigatoriedades de rastreamento dos produtos, e nossa solução para Nfe 4.0 está totalmente preparada para atender esta demanda.

Solução para NF-e 4.0

A Nota Técnica 2016.002 versão 1.20 foi divulgada em maio/2017, e desde então, a equipe de desenvolvimento da Erakis vem trabalhando,  e desde então o ErakisERP está totalmente preparado para exigências legais, para melhor atender nossos clientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


1 × = nove